Você é uma das pessoas que acredita que o friozinho do inverno pode ser uma delícia, especialmente para dormir sob a coberta? Infelizmente, sua pele não pode dizer o mesmo.
Quando a temperatura cai, os níveis de umidade do ar também caem. Isso sujeita a pele ao ressecamento e a um aspecto esbranquiçado, deixando-a incapaz de reter seu manto hidro lipídico (água e oleosidade naturais da pele), e desnaturando as proteínas.
Para evitar esses problemas, preparamos 8 dicas de cuidados e proteção para a sua pele!
-
Beba muita água!
Quando está frio, muita gente esquece de beber água, o que é um erro gravíssimo! A ingestão de bastante líquido é fundamental para a manutenção da barreira de proteção, mantendo uma pele hidratada e resistente. O ideal são 2 litros por dia, e você pode adicionar chás quentinhos (sem açúcar) para aquecer e hidratar ao mesmo tempo.
-
Hidrate bem sua pele
Um item essencial é o hidratante, facial e corporal. Ele protege a pele, hidratando-a e deixando-a livre de infecções, visto que dificulta a entrada de microrganismos. O ideal é utilizá-lo duas vezes por dia no inverno, e com o produto específico para cada tipo de pele. Atenção à boca e às extremidades do corpo: mãos, cotovelos e joelhos, por terem poucas glândulas sebáceas, produzem menor quantidade de óleo, ficando mais expostas ao ressecamento.
3. Use protetor solar
Mesmo em tempos nublados e chuvosos, os raios ultravioletas encontram-se presentes, e podem manchar a pele, ou acelerar o envelhecimento dela. Por isso, faça uso cotidiano de protetor solar específico para a sua pele, do rosto e do corpo.
4. Evite banhos muito quentes
Se possível, evite demorar sob a água em alta temperatura. Isso porque ela remove a camada de gordura natural que protege sua pele, agredindo-a. Além disso, o banho quente acentua a descamação do couro cabeludo, aumentando a incidência das caspas.
5. Limpeza ideal
Evite sabões agressivos. Dê preferência àqueles neutros, em óleo, ou sem sulfato. Isso porque o excesso de sabão remove a oleosidade essencial da sua pele. Da mesma forma, as esponjas de banho acabam por agredi-la ainda mais, devido à sua textura áspera, que remove células protetoras. Portanto, no inverno, deixe-as de lado.
6. Esfoliar, pode?
Para remover as células mortas, faça uma esfoliação quinzenal ou conforme necessidade. No tempo frio, com a pele mais ressecada, a renovação celular fica mais lenta, e as células mortas tendem a se acumular. Não faça muita força ao esfregar, e lembre-se de hidratar após finalizar.
7. Faça da alimentação uma aliada
Consuma alimentos com nutrientes que favoreçam os cuidados com a pele. Legumes, frutas e hortaliças, como a laranja, o morango, a cenoura e o brócolis são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Outra aliada é a soja, que por conter isoflavonas, preserva água e proporciona maior elasticidade. As oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, contém vitamina A e selênio, que preservam a qualidade da pele; e os chocolates (oba!) amargos, devido aos flavonóides, possuem efeito antioxidante.
8. Procedimentos dermatológicos
Aproveite o inverno para realizar alguns tratamentos dermatológicos que você já deseja, mas que não realizou ainda porque precisam evitar a exposição ao sol. Alguns exemplos de procedimentos assim são os tratamentos a laser, microagulhamento robótico, peeling químico, criolipólise etc.
Lembre-se, as dicas acima devem ser seguidas por pessoas com todos os tipos de pele, mesmo as oleosas. O ideal é manter os cuidados com sua cútis por todo o ano, de modo a manter a pele saudável e bonita, independente da estação. Afinal, ninguém quer um aspecto ressecado, repuxando e sem brilho.
Se você perceber sua pele muito sensível, avermelhada ou com lesões, é fundamental procurar uma dermatologista de sua confiança. Ela irá analisar de acordo com seu tipo de pele, levando em conta características específicas do seu tecido cutâneo; trazendo o diagnóstico e cuidados adequados para tratamento.
Caso você ainda tenha alguma dúvida, ou queira agendar uma consulta dermatológica, entre em contato com a Clínica Talita Siqueira.