Se você acabou de ter seu bebê, bem sabe que as alterações hormonais, assim como as alterações na rotina, podem impactar na sua pele e no seu cabelo! Essas mudanças podem afetar a autoestima, por isso, muitas mamães recorrem a tratamentos para o autocuidado.
Porém, é importante ficar atenta, afinal, nessa fase, nem tudo é permitido. Quer saber quais os tratamentos mais adequados para manter sua cútis e seus cabelos saudáveis? A gente te explica para você não ter mais dúvidas!
Especialmente no período pós-parto, podemos ver algumas alterações na pele e no cabelo das mamães: o efeito das noites mal dormidas e do cansaço, as manchas desencadeadas pelos hormônios da gestação e pela luz ultravioleta do sol, e outras alterações decorrentes da própria gravidez.
Antes de mais nada, é superimportante a gente trabalhar com a prevenção: tomar precauções desde o início da gravidez ajuda a ter uma recuperação mais rápida e tranquila.
Mesmo assim, é comum buscar tratamentos dermatológicos para essas questões. Mas, fica uma dúvida: Os tratamentos estéticos são permitidos para quem está amamentando?
Muitos tratamentos são contraindicados, uma vez que podem tanto afetar a saúde do bebê através do leite materno, quanto causar manchas devido a presença de hormônios desta fase. Mas, alguns podem ser realizados sim!
Tratamentos permitidos para lactantes
Para que te orientar nessa busca, nós juntamos aqui alguns tratamentos que você pode fazer tranquilamente, mesmo que esteja amamentando:
-
Microagulhamento robôtico
Estimula a derme, favorecendo a formação de novas fibras de colágeno. Indicado no tratamento das estrias, cicatrize, flacidez, melasma, linhas de expressão e para o rejuvenescimento da pele.
-
Peeling de Cristal
Libera, através de sua ponteira, cristais de hidróxido de alumínio. Ideal para peles que precisam de uma esfoliação mais profunda. Utilizado para estimular a produção de colágeno, combater cicatrizes de acne, rugas finas e manchas.
-
Alguns tipos de laser
Os tratamentos a laser são utilizados no tratamento das estrias, cicatrizes, manchas, lesões vasculares, rejuvenescimento da pele e trata alguns problemas capilares, além da remoção de pelos.
-
Ultrassom microfocado
Esse tratamento utiliza o calor para promover a melhora da flacidez. Através da estimulação do colágeno em áreas específicas, causa um efeito de lifting facial imediato, que se mantém por meses. Também pode ser utilizado no tratamento da flacidez corporal.
-
Radiofrequência
Também atua gerando calor na derme, induzindo a produção de novas fibras de colágeno. Ideal para reduzir as celulites, gorduras localizadas, rugas e deixa a sua pele mais firme!
-
Criolipólise
Recomendada na região do abdome apenas seis meses após o parto, busca reduzir as gorduras localizadas através da exposição a baixas temperaturas. É um congelamento controlado à vácuo, e a gordura congelada é eliminada de forma natural.
-
Drenagem Linfática
Como na gestação, o corpo aumenta a vascularização e o inchaço, a drenagem linfática é indicada pois acelera a retirada dos líquidos acumulados e elimina resíduos metabólicos, além de aumentar a ação anti-inflamatória.
Outra dica é incluir na alimentação antioxidantes naturais. Por protegerem as células contra os efeitos dos radicais livres, eles auxiliam no clareamento das manchas, eles tratam a pele e previnem contra o envelhecimento. As principais fontes naturais são frutas, verduras, legumes, sementes e grãos.
Atenção! Procedimentos injetáveis como toxina botulínica, ácido hialurônico e bioestimuladores podem ser feitos em alguns casos, após o fim da amamentação exclusiva. Não existem estudos científicos que atestem a segurança desses tratamentos durante a amamentação.
Muitos tratamentos, e até mesmo cremes estéticos, não são permitidos durante a amamentação. Inclusive por isso, é fundamental buscar um dermatologista de confiança que poderá confirmar e direcionar para o tratamento adequado para seu caso.
Caso você ainda tenha alguma dúvida, ou queira agendar uma consulta dermatológica, entre em contato com a Clínica Talita Siqueira.