A gente sabe o quanto é importante para você manter a sua pele saudável, hidratada e bonita. Por isso, trouxemos uma dica que parece simples, mas que é superimportante e infelizmente, ignorada por muitas pessoas: a fotoproteção diária.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Além disso, é extremamente importante, pois protege o nosso organismo de diversos agentes, e possibilita a regulação térmica do nosso corpo. Para mantê-la saudável, um cuidado que se deve tomar é contra a exposição inadequada aos raios ultravioleta emitidos pelo sol (UV).

Os UV são divididos em UVA, responsáveis pela produção de melanina, ao atingir uma camada mais profunda da pele; e UVB, que atingem a camada mais externa da pele, e produzem vitamina D. O problema é que, em excesso, os UVA podem causar envelhecimento precoce da pele, e os UVB causam queimaduras, diminuem a resposta imunológica do organismo, e provocam o câncer de pele.

O uso dos protetores solares é, assim, uma ótima solução para proteger nossa pele contra os raios UV, contra poluentes e agentes oxidativos, contra oleosidade ou ressecamento excessivos e doenças de pele. Assim, você evita o envelhecimento precoce da pele, manchas, desidratação, flacidez, rugas e linhas de expressão e, principalmente, o câncer de pele.

4 benefícios da fotoproteção diária

  • Previne contra doenças de pele

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos tumores malignos registrados no Brasil estão relacionados a doenças de pele. Por isso, o uso do protetor solar é tão importante: seu uso é capaz de evitar a contração dessas doenças.

  • Protege contra manchas e acnes

A exposição excessiva ao sol gera manchas e acnes na sua pele, que podem inclusive tornar-se permanentes. Alguns protetores podem ter ação secativa, regulando a oleosidade e ajudando você na prevenção.

  • Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento é natural, mas o excesso de exposição aos raios UV pode prejudicar a produção de colágeno. Como consequência, sua pele perde firmeza, tornando-se mais flácida, com rugas e linhas de expressão.

  • Reduz a desidratação

Além de proteger nossa pele, os protetores solares hidratam a pele e regulam a produção de oleosidade. Assim, eles evitam o ressecamento, com aquele aspecto de pele esbranquiçada e sem viço; e a oleosidade em excesso, com aspecto de pele com aquele brilho sujo.

Qual o tipo de protetor solar ideal para a minha pele?

Antes de escolher o seu protetor solar, você precisa saber qual é o seu tipo de pele. São eles:

Fototipos I e II: São as peles muito brancas e brancas, que têm dificuldade em se bronzear, mas se queimam com facilidade. Aqui, o ideal são fotoprotetores com fator 60, capazes de bloquear 98,5% dos raios UV.

Fototipos III e IV: Peles relativamente morenas e morenas. Possuem certa proteção natural, mas é mínima. Já consegue bronzear um pouco, mas também queimam com facilidade. Indica-se o FPS 30, que bloqueia 96% dos raios UV.

Fototipos V e VI: Peles muito morenas e negras. Já há uma proteção natural, mas novamente, não é suficiente sozinha. Aqui, o bronze vem com facilidade, enquanto as queimaduras são mais difíceis de acontecer. Nesse caso, o uso pode ser do FPS 15, bloqueando 87% dos raios UV.

Também há a característica de pele oleosa ou ressecada. Pessoas com pele naturalmente oleosa podem procurar fotoprotetor fluido ou oil-free. Peles secas, podem usar protetores em creme ou loções.

 

Como deve ser o uso do protetor solar?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o uso diário, e com reposição a cada duas horas, mesmo no inverno, ou em ambientes frios. Claro que, se você está em locais quentes, ou durante o verão, é ainda mais importante seguir essa recomendação.

 

Hábitos aliados do fotoprotetor para manter sua pele protegida e saudável

– Beba bastante água;

– Mantenha uma alimentação saudável;

– Ingira bastante Vitamina C;

– Mantenha uma rotina de skincare;

– Evite o tabagismo;

– Cuide da saúde mental, evitando estresse e burnout;

– Remova o filtro solar da forma correta;

– Mantenha uma rotina com a dermatologista de sua preferência.

Muitos de nós tendemos a normalizar a pele como parte d   o corpo que está sempre bem e deixamos os cuidados para depois, postergando por muito tempo e só cuidando quando os danos se tornam visíveis.

Ao contrário, normalize os cuidados com a pele como ação imprescindível na sua rotina. Além de fazer bem à sua saúde física, é positivo para a sua saúde mental. Afinal, o autocuidado ajuda a elevar a sua autoestima e amor-próprio.

Se você ficou com alguma dúvida em relação ao uso dos fotoprotetores, ao seu tipo de pele, ou aos benefícios que esse uso diário você pode ter, entre em contato com a Clínica Talita Siqueira e agende uma consulta dermatológica. Será um prazer lhe ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *