Estar feliz com a nossa aparência, seja ela qual for, interfere diretamente no nosso bem-estar. Entenda mais sobre a influência do autocuidado na sua qualidade de vida e satisfação pessoal!

 

Para manter a sua autoestima elevada, você precisa cuidar bem de você, em todos os sentidos! Desenvolver o hábito de dar atenção a si mesmo, ao seu corpo e sua mente, impacta positivamente na qualidade de vida, já que gera bem-estar e autoconfiança.

 

Os cuidados com a pele e a percepção de si mesma

 

A relação entre autoestima e os cuidados com a pele foram tema do evento Skin Talks – Toda pele tem uma história. A psicóloga Lígia Dantas, participante do debate, afirmou que “é a pele que separa a individualidade, ou seja, o que temos por dentro, do mundo externo. Estamos em contato com o outro o tempo todo e, por isso, é tão importante cuidar”.

Ela afirmou ainda que pessoas com autoimagem mais satisfatória tendem a se colocar emocionalmente melhor na vida. Porém, do mesmo modo, o estresse da vida contemporânea afeta nossa saúde, incluindo a saúde da pele.

Ainda no Skin Talks, o maquiador Rômolo Cricca aponta para a forte reprodução de um padrão de beleza específico, que faz com que aquelas que não se enquadram, não se sintam aceitas. Por vezes, evitam olhar no espelho, deixam de se cuidar e podem isolar-se, sentindo-se inferiorizadas e sem valor.

É necessária muita atenção, pois a baixa autoestima, somada a outros fatores, pode evoluir para um quadro depressivo, o que é bem mais grave. Nesse caso, o tratamento com um psicólogo torna-se imprescindível.

Assim sendo, desenvolver uma rotina de autocuidado é uma ótima aliada para manter a autoestima elevada. Isso inclui cuidar da pele, ter uma alimentação saudável e fazer exercícios. Mas, reflita:

O que você enxerga no espelho é o resultado estético que você verdadeiramente desejou? E mais: a imagem que você deseja é de vontade própria ou é a que a sociedade te convenceu que é a correta parecer?

 

 

Autoimagem e satisfação: ressaltando a beleza que há em você

 

Aos poucos, as pessoas estão percebendo que a autoimagem é importante para a felicidade. Os tratamentos para manter a pele bonita e saudável devem seguir no caminho de ressaltar a beleza de cada uma, de modo que você se sinta satisfeita com a imagem refletida no espelho. Afinal, são nas nossas diferenças e particularidades que habita a beleza.

A pesquisa “A relação das brasileiras com a pele do rosto”, realizada pela Avon em parceria com o Ibope, ouviu mil mulheres entre 25 e 60 anos, em todas as regiões do Brasil. O resultado, entre outros, foi de que 83% das mulheres cuidam da pele motivadas por um sentimento de prazer, ainda que reconheçam sua necessidade.

Evidenciando que os cuidados com a pele influenciam na autoestima, cerca de 48% respondeu que os sentimentos de bem-estar e saúde são os mais importantes em relação ao cuidado do rosto. Já em relação ao tratamento, a busca tem sido por destacar a beleza natural.

 

Como os tratamentos dermatológicos auxiliam na saúde e bem-estar

 

A nossa autoimagem deveria ser um reflexo daquilo que acreditamos e queremos mostrar para o mundo. A satisfação com a própria imagem ajuda a aumentar a autoconfiança e segurança para enfrentar os desafios do dia a dia, seja no trabalho, nos estudos, nas relações interpessoais. Uma apresentação bem cuidada, com pele saudável e sem aspecto de cansaço são diferenciais. E os hábitos de beleza auxiliam nesse processo.

É aqui que entra a importância dos tratamentos dermatológicos e estéticos. Alguns exemplos são a bioestimulação de colágeno, a aplicação de toxina botulínica e o microagulhamento de ouro. Estes são alguns dos tratamentos que ajudam você a ter uma aparência mais bonita e saudável, pois reduzem as linhas de expressão, rugas, olheiras, melhoram a textura da pele e o principal: mantém uma beleza natural, enaltecendo suas qualidades e sem modificar seus traços.

É muito importante que esses cuidados sejam orientados por um dermatologista para que os tratamentos ocorram de forma profissional e adequada. Afinal, é um grande desafio trabalhar com a autoimagem e autopercepção de beleza das pessoas, deixando-as livres para serem quem elas querem, sem padrões, sem regras, mas com empatia.

Não esqueça, seja online ou na vida real: Você pode – e deve – ser qualquer coisa, inclusive você mesma 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *