Afinal, tirar as cutículas faz mal? A resposta é sim! Mas, e agora? Confira as razões e algumas dicas para a saúde das suas unhas.

 

O hábito de tirar cutículas caiu no gosto das brasileiras, e foi consagrado ao ponto que desde adolescentes aprendemos a ir na manicure semanalmente. O que poucos sabem é que este hábito, nascido e desenvolvido aqui no nosso país, é muito danoso à saúde de nossas unhas

Por isso, hoje trago 7 motivos para você não tirar as cutículas e manter uma boa saúde das unhas:

 

1) Não tirar as cutículas deixa as unhas mais fortes e saudáveis!

Não tire as cuticulas das unhas

As cutículas são as protetoras das nossas unhas. Além de agir como barreira contra infecções, elas também são as responsáveis por manter a unha no lugar. Além disso, a unha se torna mais hidratada com a diminuição do uso de esmaltes.

Sim, porque o esmalte cosmético, quando usado por muito tempo, impede a entrada de água e hidratante na lâmina ungueal (na placa da unha) e, com o tempo, a unha vai ficando rígida, pouco maleável, sendo mais fácil de quebrar. Por isso, é importante passar pelo menos 2 dias na semana sem esmalte, ou 7 dias no mês.

 

 

2) Deixar as cutículas previne doenças infecciosas, como fungos e bactérias nas unhas.

Quando retiramos a cutícula, que é a pele ao redor das unhas, estamos abrindo verdadeiras portas de entrada a micro-organismos danosos à nossa saúde. Os principais são fungos e bactérias, que podem invadir a pele lesada pelo trauma do alicate, e se alojar entre as lâminas da unha, ou mesmo abaixo dela. Resultado: a longo prazo, estas unhas podem descolar, e se tornarem distróficas (deformadas) devido ao dano prolongado.

3) Preservar as cutículas evita ondulações e manchas nas unhas!

Traumas frequentes na matriz ungueal (onde a unhas nasce) pode levar a deformidades no seu formato, como ondulações – conhecidas como traqueoníquea- e também a manchas brancas na superfície da unha.

Ao diminuir os traumas com espátulas (empurrando as cutículas na porção proximal da unha) e com alicate, diminuímos também estes efeitos indesejados.

 

4) Tenha cutículas de unhas fininhas e discretas, sempre!

A nossa pele tem estímulo de crescimento após trauma – como um efeito de cicatrização. Desta forma, as cutículas crescem mais à medida em que as retiramos muito. Portanto, se você não quer ser escrava desse hábito, o ideal é parar de retirar a pele e manter a hidratação com cremes hidratantes ou óleos próprios para esta região.

 

5) A pele acima da unha para de ficar aparecendo!

Com a diminuição do hábito de tirar as cutículas, o estímulo para a replicação acelerada da pele também diminui. E então aquelas indesejadas pelinhas e cutículas grossas vão parando aos poucos de aparecer!

6) A esmaltação é muito mais rápida!

SIM! Já que você só vai precisar hidratar e pintar, rapidamente você estará com as unhas prontas! 😉

7) A vida e a rotina de beleza ficam mais práticas!

Para manter esta rotina, não precisa agendar horário em salão, nem passar tanto tempo durante o processo. Caso goste de usar esmaltes cosméticos, quando eles começarem a descascar, você pode retirar em casa mesmo com removedor de esmaltes sem acetona. Portanto, em casa mesmo você terá controle de toda a situação!

Participe da discussão

2 comentários

  1. I like what you guys are up also. Such smart work and reporting! Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my web site 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *